Psicoterapia

O que é?

A psicoterapia é um caminho de desenvolvimento orientado pelo processo pessoal e vê o indivíduo como único e multidimensional, reconhecendo que cada pessoa possui um amplo espectro de potencial de desenvolvimento. Tem o intuito de usar a nossa compreensão somática, psicológica e espiritual para perceber a linguagem intencional de um indivíduo de forma intuitiva, sem impor normas ou interpretações sobre o que e como uma pessoa deve ser.

O processo psicoterapêutico  refere-se ao potencial humano oculto no trauma, bem como à função de ressonância somática e presença interpessoal. O fundamento espiritual da psicoterapia somática enfatiza o aspeto central da empatia, tanto para consigo mesmo como para com os outros. Isso baseia-se na ideia de que as qualidades da nossa essência precisam ser “enraizadas” (“grounded”) na realidade quotidiana.

Quando trabalhamos com a psique, o objetivo é integrar os sentimentos, os pensamentos e a ação. Esses são os três fatores mais importantes que formam e moldam um indivíduo. Eles exercem uma influência interativa constante uns sobre os outros e também influenciam constantemente o fluxo da forma dinâmica do corpo.

Segundo Beatriz Cardella, “A relação terapêutica é um experimento de amor. Seja para o cliente, seja para o terapeuta. Sem amor não podemos tocar o outro em sua profundidade, nem compreender seu mundo; sem amor, não há técnica nem instrumento que possa ajudar o outro a renascer e acreditar em si mesmo; sem amor, não há atitude que crie cumplicidade, intimidade e confiança; não é possível encontrar verdadeiramente alguém. Sem amor, não existe diálogo e não é possível estar para o outro. O amor torna o trabalho psicoterapêutico pleno de sentido! O amor faz do nosso trabalho não só Ciência, mas Arte!”

A Psicoterapia Somática corporal em Biossíntese é uma terapia holística, inclusiva e integrativa. É também uma terapia bio-espiritual e tem como propósito cuidar e olhar o ser humano como um todo. É uma intervenção tanto mental, emocional, corporal, assim como espiritual.

Destinatários:

A psicoterapia somática e corporal é destinada a todos aqueles que pretendam mergulhar no seu processo de desenvolvimento pessoal. Desta forma, serão acompanhados a entender e a superar eventos traumáticos.

Permite cuidar de estados que foram agravados pela crise pandémica, tais como:

  • crises de ansiedade
  • stress pós-traumático
  • o esgotamento nervoso
  • perturbações do sono
  • luto
  • a tristeza
  • ataques de pânico
  • a depressão
  • a hipocondria
  • alterações de humor
  • perturbações da personalidade
  • e muitas mais sintomatologias.

Objetivo

O objetivo da intervenção clínica é a eliminação dos sintomas consequentes de acontecimentos a partir dos recursos possíveis de cada um. Esta intervenção vai dar ferramentas ao cliente para que este se autorregule e tenha consciência corporal para lidar com a vida de forma mais equilibrada e saudável.

Método

O método terapêutico consiste na aplicação de diferentes técnicas, tais como de respiração, de visualização e relaxamento induzido. A pessoa é tida em consideração em todos os seus níveis, nomeadamente corporal, orgânico, mental, emocional e espiritual e tem a oportunidade de conhecer o seu ritmo, tempo, espaço interior e natural, através da corregulação e do vínculo terapêutico.

A primeira consulta consiste numa entrevista clínica com o cliente com vista a determinar os métodos terapêuticos específicos a cada caso. As consultas têm normalmente a duração de 50 minutos.

Local da consulta: Online / Lisboa

Preço: 30€/consulta

Para marcação de consultas: e-mail ou tlm: 96 512 19 24

Estou associada ao Centro de Psicoterapia Somática.